-
Arquitetos: Ruhaus Studio
- Área: 10 m²
- Ano: 2023
Descrição enviada pela equipe de projeto. A loja Lotta Cangsong opera desde 2017 e é uma das primeiras butiques de cafés de rua em Shenzhen. Em 2022, o Estúdio Ruhaus realizou uma atualização iterativa do espaço, explorando continuamente as diversas possibilidades de composição de produtos nos seis meses seguintes. Em abril de 2023, devido ao envelhecimento dos equipamentos, a renovação da loja Cangsong foi repentinamente acelerada. Lotta, derivado do italiano, significa "batalha", representando a coragem e determinação do proprietário. Esta renovação extrema é um desafio para nós e um resultado de esforços acumulados com base em um pensamento contínuo.
Utilização máxima do espaço. Com uma largura de 5,3m e uma profundidade de 1,8m, a área útil total do local não excede 10 m², tornando-se uma loja de rua extremamente pequena. Portanto, o design do balcão de atendimento não pode ser limitado a uma superfície plana, mas requer um desenho tridimensional e utilização abrangente do espaço. Através do sistema estrutural, a construção da linguagem da fachada e de um dispositivo de suspensão foi concluída, e a função de armazenamento temporário do espaço foi expandida. Além de satisfazer a produção de cafés italianos, feitos à mão e especiais, considerando as condições desfavoráveis de bancos externos durante o verão de Shenzhen, quatro assentos internos foram intencionalmente mantidos para permitir que os clientes desfrutem do café de forma mais confortável no tempo quente e chuvoso.
Fachada interativa. Maximizamos o lado frontal para apresentação externa enquanto exibimos displays de identidade visual simples e chamativos através das superfícies internas emolduradas por expositores, formando juntos uma apresentação completa da marca para o exterior. No balcão do bar, a máquina de café é rotacionada para ficar de frente para os clientes, permitindo que eles observem o processo de extração do café de forma mais intuitiva, melhorando a possibilidade de interação e comunicação entre baristas e clientes.
Montagem pré-fabricada. Baseando-se no conceito de montagem pré-fabricada na arquitetura, a equipe de construção teve tempo suficiente para a fabricação fora do local, concluindo a maior parte da aquisição de componentes, corte e montagem em 21 dias. Isso comprimiu a construção real no local para um desafio extremo de 7 dias, com turnos de 4 horas e rotações entre três equipes de trabalho, garantindo a operação contínua da loja antiga antes da renovação. Isso proporcionou um novo paradigma para a renovação eficiente de pequenas lojas.
Recurso funcional. Banquetas duplas de uso personalizado atendem a vários cenários. O modelo alto facilita a comunicação diária com os baristas, enquanto colocá-las na horizontal cria uma atmosfera de rua ao sentar e socializar nos bancos ao ar livre.
Design de nó. Conectores estruturais azuis feitos sob medida adicionam mais diversão a esta renovação e servem como pistas escondidas da marca.
Sobre a Nomadic Series. A Nomadic Series é uma linguagem de design desenvolvida pelo Estúdio Ruhaus em resposta ao colapso do consumismo e é uma das linhas em andamento. Os projetos são iniciados através de pesquisa e desenvolvimento preliminares e subsequentemente implementados em colaboração com marcas. Ajustar o processo de projeto garante o equilíbrio entre tempo de desenho, precisão, qualidade e custo de construção.